segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

7 passos para o rosto perfeito

Você investiu uma boa quantia naquele produto bacana para manter o rosto jovem e radiante. Agora vai descobrir que dá para aumentar o poder de ação do seu cosmético. Como? Com cuidados básicos e truques sugeridos pelos experts. Coloque-os em prática e sinta a diferença na própria pele

1. Esfolie e abra o caminho
Para proteger o organismo de qualquer substância, a pele conta com a camada córnea, uma estrutura externa mais rígida. "Esse conjunto de células tem um poder de renovação muito grande, mas, sem cuidados, pode se tornar espessa demais, atrapalhando a entrada dos ativos do creme". Para facilitar a permeabilidade, é necessário fazer uma esfoliação que remove as células mortas, o processo pode ser físico, com sabonetes abrasivos à base de sementes ou microesferas de polietileno, ou químico, com ácidos, como o salicílico, o glicólico ou o láctico. "A escolha vai depender do tipo de pele. Para as oleosas e com poros obstruídos, indico o químico para lavar o rosto diariamente. Já quem tem pele sensível ou seca deve usar apenas o físico uma vez na semana"

2. Aposte em limpeza e tonificação
Antes de aplicar qualquer cosmético anti-idade, existem dois cuidados que não devem ser esquecidos: a limpeza e a tonificação! O primeiro serve para tirar o excesso de oleosidade que forma uma camada de gordura (e não raro de sujeira, poluição...) sobre a pele, dificultando que os ativos dos cremes penetrem. Comece sempre a sua rotina de beleza retirando resíduos - se passou maquiagem, o demaquiante é mais que obrigatório. "Depois dele, o correto é usar um sabonete indicado para o seu tipo e recorrer a um tônico para regular o pH fisiológico, indicador que mantém a pele em equilíbrio e, assim, otimiza o resultado do creme"

3. Acerte a ordem
Se você ainda se confunde se o hidratante é antes ou depois do filtro solar, anote a sequência correta:

1. Primeiro aplique o creme para área ao redor dos olhos. Dessa forma, você protege essa região, a mais sensível do rosto, de irritações causadas por ativos sensibilizantes dos próximos produtos.

2. Em segundo lugar, é a vez do hidratante facial, que vai ajudar manter a umidade da pele em dia e a aumentar a permeabilidade dos ativos.

3. Agora, sim, sua pele está preparada para receber o tratamento - seja um creme clareador à base de hidroquinona, um ácido contra as rugas ou uma substância indicada para combater a acne e a rosácea.

4. Por fim, o filtro solar. "Ele deve formar uma barreira de proteção externa. Nós não queremos que ele seja absorvido, pois funciona como escudo protetor", Só então, é hora de usar a maquiagem.

4. Use na hora certa
Existe uma ciência, a cronobiologia, que estuda apenas a relação dos horários do dia com a produção de hormônios pelo organismo. O objetivo é determinar os melhores momentos para aplicar determinados ativos. "O processo de renovação celular, por exemplo, acontece durante à noite, portanto, guarde os cremes nutritivos e reparadores para o seu período de sono". Durante o dia, quando há picos de hormônios relacionados à oleosidade, ele indica o uso de produtos mais leves, como o sérum ou gel-creme ricos em antioxidantes (vitamina C, chá verde, ácido elágico).

5. Faça uma pequena pausa
O tempo também é um fator importante para se respeitar entre cada cosmético aplicado. "Antes, recomendava-se esperar cerca de 20 minutos entre um e outro, mas isso é irreal. Com as novas tecnologias que facilitam a absorção, um ou dois minutinhos de pausa entre cada creme é o suficiente",  Vive com pressa? Intercale a aplicação com outra tarefa. Passou o hidratante? Pausa para escovar os dentes! Aplicou o filtro solar? Termine de se vestir antes de fazer a maquiagem.

6. Esquente o clima
Um dos truques das esteticistas para abrir os poros e aumentar a penetração dos produtos é usar o calor. "Mas, cuidado: a água quente direto no rosto pode agredir a pele, causando ressecamento ou até mesmo o efeito rebote, aumentando a oleosidade", alerta Vilma Natividade, esteticista de São Paulo. A solução, então, é apostar em água morna para lavar a pele ou aproveitar o vapor do banheiro logo após aquela ducha.

7. Vá pelo melhor caminho
Espalhar o creme no mesmo sentido da drenagem linfática (sim, facial!) faz toda a diferença: estimula a microcirculação, melhora a penetração dos ativos do cosmético, diminui inchaço ao redor do olhos e ajuda a dar um efeito lifting.

1. Comece pela área dos olhos. Aplique o creme sem fazer pressão, pois nesse local a pele é fina e delicada. Use o dedo médio e dê leves batidinhas do canto interno em direção ao externo.

2. Na testa, faça uma pressão com os dedos médio e indicador entre as sobrancelhas, levando o produto em direção ao topo da cabeça. Depois, desça acompanhando as têmporas e fazendo leve pressão com os dedos.

3. Na face, espalhe o creme do centro para as extremidades e para cima em direção às orelhas, também fazendo uma leve pressão.

Precisa reaplicar o filtro solar durante o dia? sim! O filtro não deve ser absorvido pela pele, mas criar um filme protetor em torno dela. Por isso, não é preciso retirar a maquiagem para refazer a aplicação. Para quem trabalha em ambiente fechado, retoque a proteção na hora do almoço. Se você fica ao ar livre, o certo é reaplicar o produto a cada duas horas. Facilita a vida escolher um filtro solar com cor que dispensa a base e uniformiza o tom de pele.

Está tudo errado quando você...
...não segue uma rotina
Tenha persistência! A maioria dos ativos precisa de pelo menos três meses para apresentar um efeito visível. Por isso, se desistir antes, é provável que você não veja os benefícios.

...usa muitos produtos
Misturar ativos, como ácido glicólico e retinoico, pode interferir um na ação do outro e ser a causa de irritações, alergias ou até mesmo de espinhas.


...copia o ritual de beleza da amiga
Cada pele tem características e necessidades diferentes. Cabe ao dermatologista ou esteticista fazer uma avaliação e recomendar os ativos adequados para você - e eles mudam em cada fase da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário